voltar

Live Dreams - Sonhos de Akira Kurosawa com trilha sonora ao vivo

05.2019

projeto que apresenta a obra de Akira Kurosawa com música executada simultaneamente à exibição do filme. O projeto traz o filme “Sonhos“, obra da década de 1990 do diretor japonês, com execução da trilha sonora pelos músicos do Yume Project. As músicas foram compostas especialmente para o projeto e seguem a estética concebida por Kurosawa em um dos seus últimos trabalhos.


O FILME


“Sonhos” é uma das últimas produções do diretor japonês Akira Kurosawa e traz oito curtas-metragens que possuem associação com diversos sonhos que o diretor teve ao longo da vida. Primeira obra de Kurosawa em Hollywood, “Sonhos” trata da natureza e sua relação com o egoísmo humano, da destruição imposta a si mesmo e ao planeta. Outro curta é “Sol através da chuva”, que fala de uma antiga lenda japonesa de que as raposas se casam quando o sol está brilhando através da chuva. Em “Pomar de Pêssegos” um garoto é consolado pelos espíritos do pessegueiro após a árvore ser cortada de seu jardim. O curta “A Nevasca” mostra a trajetória de um grupo de alpinistas enfrentando o frio e uma tempestade de neve que os deixa isolados. A história contada em “O Túnel” traz como eixo central a travessia de um capitão do exército por um túnel, ao final de sua jornada o personagem se depara com um fantasma do passado. O fascínio de Kurosawa pelo pintor Vincent Van Gogh, também está presente e é retratado em “Corvos”, no qual um homem, ao admirar um quadro do artista, é levado para dentro da obra. “Monte Fuji Vermelho” mostra a aflição de um homem frente a um incêndio em uma usina nuclear, a erupção de um vulcão e a eminência da morte. Já em “O demônio chorão”, um demônio fala de sua ganância para um viajante, e lamenta a arrogância humana que transforma o planeta em um depósito de lixo. No último curta, “A Aldeia dos Moinhos de Água”, valores antigos da sociedade são colocados à frente da tecnologia, na busca de um vilarejo pela saúde do corpo e do espírito.


TRILHA SONORA


Composta especialmente para essa performance por Anselmo Mancini (juntamente com o grupo), a trilha é dirigida e executada ao vivo pelo próprio compositor (piano e samples); Kooi Kawazoe (shamisen e koto); Moisés Pantolfi (vibrafone e percussão); Silnei Döomaci (flauta transversal e piccolo). O processo de criação musical respeitou a estética proposta por Kurosawa em sua versão original, mantendo-se assim, ora sonoridades particulares do Japão, ora do ocidente. Os diálogos do filme estão presentes em sua forma original.


YUME PROJECT


É um grupo formado por uma conexão entre músicos brasileiros e nipo-descendentes que visam explorar sonoridades de instrumentos presentes em ambas as culturas. Com experiência profissional e acadêmica de excelência, o grupo vem se apresentando em importantes centros culturais do país.


Valor: R$ 40


Serviço de café/bar disponível

( vagas limitadas )


ingressos: www.sympla.com.br/estudiooca

IMG_1244.JPG
IMG_1244.JPG