voltar

Hitchcock - cinema mudo com performance ao vivo - Mancini Trio

06.2015

THE LODGER – O PENSIONISTA

Alfred Hitchcock

É o primeiro suspense da carreira de Hitchcock, e o primeiro a trazer a situação do homem “inocente” sendo perseguido. Conta a história de injustas suspeitas que recaem sobre um estrangeiro que visita Londres, coincidindo com trágicos assassinatos de mulheres, todas loiras.

Não foi o seu primeiro filme, mas o mestre o considerava a sua primeira obra prima britânica. No final da década de 20, Hitchcock filmava intriga de todo tipo, mas foi com The Logder, que o diretor começou a se encantar pelo gênero de suspense

O filme é sonorizado ao vivo pelo compositor Anselmo Mancini ao piano; Moisés Pantolfi, vibrafone e percussão; e Ronaldo Teles, violoncelo. A composição de Mancini para o filme tem influências que vão de Villa-Lobos a Philip Glass, além da sonoridade de Bernard Herrmann, compositor marcado pela longa parceria com Hitchcock em seus principais filmes sonoros, tais como Vertigo (1958) e Psicose (1964).

Este trabalho foi estreado em 2013, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, com ingressos esgotados e sessão extra (também esgotada). No mesmo ano foi apresentado no Rational Theater, em Munique, Alemanha, também com lotação máxima, aclamado pelo público e crítica especializada.

GalleryComponent-1
010.JPG
GalleryComponent-2
GalleryComponent-1
006.jpg
008.jpg
009.JPG
GalleryComponent-1
010.JPG
GalleryComponent-2
GalleryComponent-1
006.jpg
008.jpg
009.JPG